Próximos passos


  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF

Após 1 ano de apoio da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro,através do edital de seleção nº 37/2021 - Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha, o Projeto Torre Verde - Rocinha tem sido um enorme sucesso tanto do lado da inovação tecnológica através da integração de sistemas de produção autônomos, como do lado da economia circular através de um trabalho profundamente integrado com alunos, pais, responsáveis, professores, diretores e demais atores de uma comunidade escolar.

Com a validação do nosso MVP, através de uma tecnologia social que deu certo na Rocinha, gostaríamos de dar continuidade aos trabalhos apenas iniciados, para que futuramente, possamos implantar este modelo de sucesso em comunidades, bairros, escolas, condomínios que tenham problemas semelhantes em relação à necessidade da mudança de paradigma em relação ao descarte de resíduos.




Em 1 ano de trabalho, já podemos observar a mudança no comportamento de toda uma comunidade escolar, que atende diretamente 780 crianças de 4 a 12 anos, em relação à forma de descartar seus resíduos orgânicos e inorgânicos, através do desenvolvimento de uma relação de pertencimento e cuidado dos moradores da Rocinha em relação ao local em que eles residem.

Nossos principais indicadores de sucesso incluem também:


- Produção mensal de 20 kg de frutas, verduras e legumes consumidos pela comunidade escolar;
- Transformação de 45 kg/dia de resíduo orgânico em adubo;
- Oficinas de Micro Verdes e Kokedamas para pais e responsáveis;

Nosso plano de negócios inclui a criação de linhas de receita em parcerias com empresas e municípios que tenham o interesse em desenvolver programas de treinamento para os seus funcionários em um novo "living-lab" na cidade do Rio de Janeiro. Nosso programa inclui também a implantação de novas torres em outros municípios, estados e até países.

Atualmente, as duas maiores despesas da Torre Verde - Rocinha incluem a locação da estrutura de andaime e despesas com mão de obra para a operação da torre. O impacto de um novo equipamento social unindo a força da inovação tecnológica com a criatividade da economia circular vem gerando uma revolução na segunda maior comunidade da América Latina.


Comentários
Carregando...