A proposta deste projeto é ser um espaço de apoio a empreendedores de comunidades de baixa renda, das seguintes formas:
1a Fase: Curadoria e Oferta de Cursos de Capacitação com foco nas necessidades da região. As necessidades são levantadas através de um serviço de pesquisa com financiamento da FAPERJ.
2a Fase:
1) Gerar conhecimento pela troca de experiências entre os empreendedores locais, nos diferentes estágios de desenvolvimento de um negócio
2) Seleção de informações úteis para empreendedores locais
3) Catálogo de empreendimentos locais
Ademais, este projeto também abriga grupos e informações de outros projetos aprovados no Edital Favela Inteligente (2022-2023), da FAPERJ.
3a Fase:
Rede social colaborativa de empreendedores da Rocinha
Para usuários logados, diversos recursos são adicionados, dos quais podemos destacar:
As oportunidades de negócios e empregos do Catálogo Aqui e Agora Rocinha +
A troca e transmissão de conhecimento adquirido Fábrica de Ideias.
As demandas de negócios podem ser inseridas no nosso sistema de Levantamento de demandas
As melhores práticas coletadas nos debates serão reunidas na seção Boas práticas.
A interação entre os participantes ocorre nos Espaços de trabalho, comentários e Mural.
A 3a fase dependerá de investimentos específicos destinados exclusivamente a intranets locais.
Parte I.
Dos termos da contratação de uma empresa gestora:
A plataforma demanda custos da equipe, de marketing e manutenção tecnológica e são responsabilidade da organização promotora.
As equipes de gestão, de conteúdo, análise, curadoria e engajamento são de responsabilidade da organização que promove a plataforma. Os custos de marketing fazem parte da estratégia da organização e ela assume seus custos. Os custos de manutenção tecnológica são:
- Licenciamento da plataforma (Fábrica Digital)
- Ajustes e desenvolvimento de novos recursos (Fábrica Digital)
- Suporte (Fábrica Digital)
- Hospedagem (Provedor de hospedagem)
Esses custos podem ser absorvidos internamente pela organização promotora ou ela pode procurar patrocinadores, ou parceiros e apresentá-los na plataforma.
A Fábrica Digital não participa desta negociação ou recebe qualquer valor adicional por isso. Sua cobrança é limitada aos serviços prestados, cobrados na proposta comercial acordada.
II. Parte II
De diferentes maneiras e isso pode variar por território.
A plataforma oferece nativamente um conjunto de recursos que podem ser utilizados para incentivar a adesão ao ambiente. Além destes, é importante um estudo de quais incentivos são mais eficientes para cada território e adequar a plataforma a eles ou adicionar novos recursos.
Os recursos nativos são:
1) Sistema de publicação de conteúdo
Objetivo de elaborar uma curadoria de conteúdo de valor para empreendedores daquele território.
Exemplos de conteúdos: material didático, depoimentos de empreendedores locais reconhecidos, artigos de especialistas, mapeamento de fontes de financiamento e de instituições de apoio e capacitação etc
2) Sistema de levantamento de demandas locais
Página para coleta de demandas de novos empreendimentos por sub-região daquele território, para ajudar a novos empreendedores com oportunidades locais.
3) Sistema de catálogo inteligente
Permite que empresas e pessoas se cadastrem para apresentar seus produtos, serviços e demandas. Além disso, as empresas podem cadastrar suas vagas disponíveis e habilidades requeridas e as pessoas cadastram suas habilidades desenvolvidas e um breve texto que as justifique.
O sistema apresenta esses dados na forma de um catálogo organizado para que todos possam consultar e filtrar. Permite ainda combinar automaticamente as demandas das empresas com as ofertas de produtos e serviços disponíveis, para facilitar a formação de parcerias ou a contratação direta de fornecedores. Além disso, combina automaticamente as vagas disponíveis das empresas com as habilidades cadastradas das pessoas para gerar oportunidades de emprego.
4) Classificados
A oferta de produtos e serviços das pessoas pode ser utilizada como um classificado local, que tem sua confiabilidade aumentada pela proximidade entre as partes.
5) Sistema de espaços de trabalho
Os espaços de trabalho podem ser organizados por contexto. Em cada contexto, os espaços de trabalho podem ser abertos ou fechados (com membros selecionados pelo criador do espaço).
Em cada espaço de trabalho, é possível criar tópicos de debate, sistema de tarefas, armazenar arquivos específicos para aquele espaço, realizar votações ou enquetes, visualizar um calendário do grupo e notificar pessoas específicas para participar pontualmente dos debates.
Esse sistema permite a troca de informações entre pessoas por tema de interesse ou grupo específico.
Um dos contextos de espaço de trabalho é o Etapas de um empreendimento, cada etapa é um grupo de trabalho e cada desafio naquela etapa é um tópico de debate aberto aos empreendedores participantes da plataforma.
6) Mural
Funciona como uma rede social local, onde os participantes da plataforma podem seguir outros usuários e ter seguidores. Tudo que é publicado no Mural é visto pelo próprio usuário e por seus seguidores.
O que se espera é que os empreendedores publiquem conteúdos pertinentes ao tema de empreendedorismo, assim como no Linkedin é publicado conteúdos de cunho profissional e não pessoal, como é o Facebook.
Mesclado com as publicações elaboradas pelos usuários, o Mural apresenta as publicações dos debates dos Espaços de trabalho que aquele usuário participa. Isso facilita o engajamento dos usuários nos debates, que é o objetivo da plataforma.
Parte III.
A plataforma demanda uma organização que a controle e a promova.
Essa organização será responsável pela operação da plataforma, curadoria de conteúdos, apoio a criação do catálogo, facilitação e controle dos debates, tratamento e consolidação da base de conhecimento local, suporte aos empreendedores, divulgação da plataforma no território e nas redes sociais e demais atividades para o sucesso da plataforma.
A Fábrica Digital é a empresa que desenvolve a plataforma e pode adaptá-la visual e funcionalmente para atender as demandas tecnológicas e visuais da organização para o melhor uso e resultado da plataforma.
A hospedagem da plataforma é feita em provedor de hospedagem à parte, à escolha da organização. Temos parceiros de hospedagem que facilitam esse processo, mas a escolha é da organização.
Essa organização será responsável pela operação da plataforma, curadoria de conteúdos, apoio a criação do catálogo, facilitação e controle dos debates, tratamento e consolidação da base de conhecimento local, suporte aos empreendedores, divulgação da plataforma no território e nas redes sociais e demais atividades para o sucesso da plataforma.
Caso haja interesse, entre em contato conosco para elaborarmos um projeto em conjunto.