Nós do Crochê é um projeto de cunho social que desenvolve atividades com mulheres da Rocinha desde 2019 a fim de transformar vidas através da capacitação artesanal. Para além da capacitação, o Nós do Crochê é um espaço terapêutico mediado pela partilha na mesa de artesanato que proporciona a abstração de problemas cotidianos e a confraternização entre mulheres de diferentes esferas sociais. Em suma, o crochê é o resultado do processo de mútuo acolhimento que envolve geração de renda, inclusão social, resgate da dignidade, valorização da mulher e do trabalho manual.
A convite do time Enactus UERJ Maracanã para participar do programa Favela Inteligente, o Nós do Crochê seria contemplado com apoio dessa organização para aplicação de ferramentas de gestão empresarial e tecnológicas com objetivo de ampliar o atendimento do projeto para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Para atender essa demanda, foi criado o Entrelaços - primeiro projeto do Enactus UERJ Maracanã - que surge na conjuntura do edital da FAPERJ com a proposta de ajudar iniciativas no âmbito social a chegarem no seu objetivo com mais celeridade - tendo o Apoio ao projeto Nós do Crochê como experiência inaugural.
Essa proposta de apoio consiste em auxiliar o Nós do Crochê a transformar o projeto em um negócio rentável e autossustentável, aumentando a sua capacidade de acolhimento, escuta, ensino e de projeção no mercado da moda.