OMS alerta para aumento de resistência do vírus HIV contra medicamentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta aos países de todo o mundo por conta da tendência de aumento da resistência do vírus HIV, vírus que causa a AIDS.

Estes dados foram divulgados pela organização, em um relatório divulgado hoje, onde consta a resistência do vírus HIV. 


“Nós precisamos cuidar proativamente dos níveis de aumento da resistência a drogas contra o HIV se quisermos alcançar a meta de acabar com casos de Aids globalmente em 2030”, comentou o diretor geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

 O relatório em questão consta que em 6 dos 11 países da África, Ásia e América Latina, pouco mais de 10% das pessoas que fazem uso dos medicamentos antiretrovirais, constataram que o vírus do HIV tinham resistência a algum dos medicamentos. 

A OMS recomenda providência nos países assim que a taxa chega a 10%, o Brasil não faz partes destes países. 

 A OMS faz questão de afirmar que essa resistência se desenvolve quando o paciente não segue as recomendações de tratamento que uma vez começada não se deve para jamais, pois corre o risco do vírus HIV ficar resistente aos medicamentos 

“Geralmente porque eles não têm acesso a tratamentos de qualidade”, afirma a OMS em comunicado. Com esta resistência ao invés do vírus HIV diminuir ou estabilizar, a quantidade de vírus aumenta.


Os tratamentos segundo a OMS que podem ser bem mais eficazes, são mais caros e ficam fora de alcance de alguns países, porém é importante saber que esses tratamentos existem, e podem ser feitas várias combinações com 22 tipos diferentes de antirretrovirais. Se os países não tomarem uma atitude em relação a esse grave aumento, a OMS alerta:


“Modelos matemáticos mostram um aumento de 135.000 mortes e 105.000 novas infecções nos próximos cinco anos se nenhuma atitude for tomada e os custos de tratamentos contra HIV podem custar mais 650 milhões de dólares nesse tempo.”  


 No ano de 2016 1 milhão de pessoas morreram por conta do vírus HIV, em 2005 foram mais de 1,9 milhões de pessoas mortas por conta do vírus, hoje mais da metade das pessoas infectadas ao redor do mundo, recebem tratamento e consta que o número de novas infecções são menores.


Das 36,7 milhões de pessoas que convivem com o HIV em todo o mundo, 19,5 milhões têm acesso a algum tipo de terapia antirretroviral.

 resistência do vírus HIV

Fonte: OMS
Sobre RhaphaMagalhaes 401 Artigos
Formado em Ciências Contábeis e no último ano de Publicidade e Propaganda! um garotão :p Email de contato: [email protected] Telefone: (65) 98110-7679 Rua General Rondon, S/N - Centro Mato Grosso - Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*